Acampamento a Apúlia:
Transportes:
1ªhipótese:
Ida: autocarro até à Corujeira; metro até à Povoa de Varzim; (depois não sei… precisava de ajuda para o transporte para depois da Póvoa de Varzim)
Volta: De volta precisava do tal transporte que eu não sei; depois apanhávamos o metro desde a Póvoa de Varzim até ao Estádio do Dragão; e depois o autocarro até S.Caetano e depois íamos a pé até à sede.
2ªhipótese:
Ida: Pedíamos o autocarro emprestado à Junta de Freguesia até ao Estádio do Dragão. Depois apanhávamos o metro até à Póvoa de Varzim e depois o tal transporte que não sei;
Volta: Vínhamos no transporte que ainda não consegui saber; depois apanhávamos o metro desde a Póvoa de Varzim até ao Estádio do Dragão; e depois quando chegássemos ao Estádio do Dragão, o autocarro da Junta de Freguesia estivera lá para nos transportar até a sede.
Custos:
Viagens:
2ªhipótese:
Ida e Volta: METRO:
Descontos (das viagens):
Horários:
2ªhipótese:
Horário de entrada no metro, no Estádio do Dragão, como partida da viagem:
Ida: 9h03 min.
Volta:
Alojamento:
Local de Entrada:
Horas de Entrada:
Outros:
- Distância de Póvoa de Varzim a Apúlia:
1- Para a utilização do Apúlia – Centro Escutista, a seguir designado por (ACE), é necessário fazer o pedido de reserva, através do sítio do ACE na internet com a antecedência mínima de 30 dias. Neste pedido têm que constar obrigatoriamente o nome e contacto (telefone e e-mail) do dirigente responsável pela actividade, o número de participantes na actividade e o programa, ainda que provisório da actividade a desenvolver, ou na sua falta explicar o tipo de actividades a levar a efeito.
(As visitas ao ACE só poderão ser realizadas perante autorização expressa dos responsáveis do mesmo.)
MONTAGENS E DESMONTAGENS
2- As montagens e desmontagens de campo só são possíveis, após autorização dos responsáveis pelo ACE, bem como a entrada e permanência de viaturas no recinto.
(O ACE, não cobra qualquer valor pela ocupação do espaço das tendas, pelo que só será autorizada a montagem das estruturas estritamente necessárias ao acomodamento dos inscritos, não sendo possível a montagem de toldes.
Ao montarem as tendas deverão ter em atenção a utilização do espaço concedido, deixando-se unicamente entre elas um distanciamento que permita a segurança, privacidade e bem-estar.)
3- Apesar da utilização de madeiras ser autorizada, o ACE não possui material para construções.
4- Não é permitido cortar ou danificar as árvores ou qualquer planta. Não é permitido mexer na cobertura natural do terreno nem fazer buracos para enterrar lixos ou despejar águas de lavagens.
5- As águas de lavagens têm que ser despejadas obrigatoriamente no espaço existente para o efeito que se encontra devidamente sinalizado e que se situa junto à lavandaria.
INSTALAÇÕES
6- O ACE dispõe de instalações sanitárias com banhos de água quente, devendo a água ser usada com moderação.
7- A lavandaria é o local disponibilizado em todo o campo para a lavagem de roupas e loiça.
8- O pavilhão existente é de uso comum a todos os utilizadores do espaço, devendo o mesmo, na medida do possível, ser apenas usado para situações de emergência, não sendo possível acantonar no mesmo.
9- O edifício de apoio, existente à entrada da área de acampamento, destina-se ao apoio aos grupos, podendo o mesmo ser utilizado para acautelar bens e realizar pequenas reuniões.
10- O ACE não fornece energia eléctrica.
11- O ACE não tem funcionários. Por esse facto, os serviços de limpeza: dos WC, campo, pavilhão, recepção, e outros, terão de ser assegurados pelos utilizadores do espaço e sob orientação do ACE.
OUTROS ESPAÇOS
12- - Existe espaço destinado ao Fogo de Conselho, sendo este o único local onde é possível fazer fogo junto ao solo.
13- As churrasqueiras poderão ser utilizadas desde que observem toda as medidas de segurança na prevenção de incêndios. Com base na legislação aplicada durante a época denominada por “época dos fogos florestais”, os promotores serão os responsáveis por eventuais acidentes nomeadamente incêndios e suas consequências.
14- O ACE possui um espaço destinado unicamente à prática de jogos diversos, não devendo estas actividades ocorrer noutros locais do ACE.
15- O ACE possui um espaço de estacionamento limitado, que se destina unicamente ao estacionamento de viaturas dos grupos acampados.
16- O período de silêncio é das 00:00 horas até às 08:00 horas e o seu cumprimento é obrigatório, não sendo por isso permitida a entrada ou saída de veículos do parque.
CUSTOS
17- Todas as estadas no ACE estão sujeitas ao pagamento de uma taxa diária por elemento, no valor de 2 euros por escuteiro/noite.
18- Os pedidos de reserva estão sujeitos a uma caução, no montante de 50 euros, que no final da estada será devolvida. Esta caução poderá ser declarada perdida a favor ACE, se existirem motivos para tal, sendo a fundamentação desta situação da responsabilidade do ACE.
19- Os utilizadores e seus Agrupamentos serão responsabilizados por quaisquer danos ou prejuízos que causem no Apúlia-Centro Escutista, património do C. N. E.
SEGURANÇA
(O areal em frente ao ACE é uma praia não vigiada, competindo aos responsáveis de cada Agrupamento zelar pela segurança dos seus escuteiros, declinando o ACE qualquer responsabilidade nesta área.)
20- O ACE não se responsabiliza por qualquer dano, furto ou roubo, em pessoas e bens ocorridos dentro ou fora do espaço de acampamento, devendo cada Agrupamento prevenir estas possibilidades.
21- Recomenda-se que cada Agrupamento possua em campo extintor (es) adequado (s), a fim de prevenir eventuais focos de incêndio, pelo que o ACE não se responsabiliza por eventuais acidentes.
22- O ACE desaconselha o uso de equipamentos de iluminação a gás.
23- Todos os utilizadores do ACE têm de possuir obrigatoriamente um seguro individual de acidentes pessoais (escutista ou outro), pelo que o ACE, declina qualquer tipo de responsabilidade por eventuais acidentes ocorridos em campo, cabendo essa responsabilidade ao Chefe de Agrupamento ou ao responsável pela Actividade.
(Não é permitida a entrada de animais no espaço do campo.)
SANÇÕES
O desrespeito por este Regulamento está sujeito a instauração de um inquérito disciplinar. Da sua apreciação poderá resultar uma das seguintes penalidades:
Advertência escrita;
Ordem de abandono do Campo;
Proibição de acampar em anos posteriores.
EPÍLOGO
(Todos os Agrupamentos devem realizar um pequeno relatório da estadia, bem como fazer observações ou sugestões por escrito, e enviar para a Junta Regional de Braga do CNE, contribuindo dessa forma para uma melhor utilização e funcionamento do ACE. Todos os casos não considerados neste regulamento serão resolvidos pelos responsáveis pelo ACE, de acordo com a Lei do Escuta e dos Regulamentos do C.N.E.)
Morada:
Corpo Nacional de Escutas
Junta Regional de Braga
Rua Boavista nº 51 - Sé
4700-416 BRAGA
E-mail:
Telefone/Fax:
(+351) 253 27 45 45
Telm. 96 1 385 295
Pagamentos:
NIB- 0035 2012 0002 9967 2306 0
Outros Contactos Úteis
Câmara Municipal de Esposende - 253 960 100
GNR - Guarda Nacional Republicana / Esposende - 253 961 233 Fax: 253 961 966
Junta de Freguesia da Apúlia - 253 982 460
Biblioteca Municipal – 253 960 181
Ludoteca Municipal – 253 877 710
Museu Municipal – 253 960 182
Museu de Arte – 253 960 168
Linha Verde – Ambiente – 800 205 638
Hospital de Esposende - 253 969 480
Hospital de Fão - 253 989 300
Bombeiros Voluntários de Fão - 253 981 189
Bombeiros Voluntários de Esposende - 253 969 110
Eucaristia
Horário das Eucaristias:
Igreja Matriz:
Sábado: 20:00h
Domingo: às 07:30h e 10:30h
Capela N. Sra. da Guia
Domingo às 20:00h
Vila de Apúlia
Vila de Apúlia
Orago: S. Miguel.
População: 4.323 habitantes.
Actividades económicas: Pesca, agricultura indústria têxtil e turismo.
Festas e romarias: Nossa Senhora da Guia e Senhora do Amparo (Agosto).
Património cultural e edificado: Cruzeiro da Agra dos Mouros, Capela de S. Bento, Capela da Senhora do Amparo e Moinhos.
Outros locais de interesse turístico: Praias.
Artesanato: Cadeiras e tapetes de "palha da lagoa".
Colectividades: Grupo dos Sargaceiros de Apúlia, Gaivota - Associação da Defesa do Ambiente, Grupo Desportivo de Apúlia, A.S.C.R.A. - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1217, Associação Guias de Portugal
Resenha histórica:
A origem do nome anda ligada à tradição de que os romanos, seus ocupantes, lhe deram nome idêntico à Apúlia italiana, hoje denominada Terra de Otranto, Terra de Bari e Capitanato. Com efeito, é notória a semelhança entre a povoação portuguesa e a província italiana de Púglia, antes denominada de Apúlia.
A sul, no sítio da Ramalha, recentes escavações para aproveitamento das areias, transformando-as em terreno de cultivo, têm revelado vários objectos e sinais de casas com características da época romana. Ali existiu a Vila Menendi, ou Vila de Mende, couto de Tibães. À Vila de Mende foi concedida foral por D. Afonso Henriques.
Bento Antas da Cruz, por consulta às actas da Câmara de Barcelos, afirma que entre Apúlia e Fão existiu uma outra freguesia chamada Paredes. Na Agra dos Mouros ficava a igreja paroquial dessa freguesia que em data indeterminada foi anexa à de Apúlia, passando a ser lugar.
No aspecto monumental, possui inúmeras capelas e igreja matriz cuja data remonta, pelo menos a 1696. Das capelas mais importantes salienta-se a de Nossa Senhora do Amparo, no Lugar de Criaz.
No plano etnográfico, além de algumas lendas à volta do nome e dos habitantes de Apúlia, bem como sobre a fundação de algumas das suas capelas, o que, de facto marca a etnografia apuliense, é o fenómeno ligado ao mundo do sargaço.
Uma das curiosidades naturais de Apúlia é a sua lagoa. Povoada de juncos e "palha da lagoa", esta é, ainda hoje, aproveitada para o fabrico artesanal de caldeirões, tapetes, capachos e coberturas de cabanas.
A praia de Apúlia, pelas suas condições naturais e propriedades terapêuticas que lhe são atribuídas, é muito procurada na época balnear.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário